Inscrições


As pessoas interessadas em participar dos cursos oferecidos pelo PRONATEC, que não possuem número de NIS e não recebem benefício do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, e que se enquadrem nos pré-requisitos solicitados, deverão obrigatoriamente, comparecer a unidade do CRAS próxima a sua residência para participar do processo de referenciamento e de inclusão no CADÚnico. Será necessária a apresentação da cópia do protocolo deste atendimento no momento da pré inscrição na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, e posteriormente no ato da matrícula na Instituição de Ensino.

Os pré-requisitos para inscrição no PRONATEC/BSM são:
*Apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
  • CPF;
  • RG (Identidade);
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência;
  • Cartão do Bolsa Família, BPC ou Cheque Cidadão (se possuir).

*Ter mais de 16 anos (alguns cursos exigem idade superior a 18 anos).

*Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de meio salário mínimo por pessoa (per capita). Nesta situação estão as pessoas que não são beneficiárias do Bolsa Família, e que serão, obrigatoriamente encaminhadas para a unidade do CRAS mais próxima de sua residência para efetuar o processo de cadastramento no CADÚNICO.

Atendendo os requisitos acima terão prioridade às pessoas com deficiência, os beneficiários dos Programas Sociais (Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família e Cheque Cidadão) e do Seguro Desemprego.

Adolescentes de 16 e 17 anos de idade não poderão se matricular em cursos de qualificação relacionados a atividades econômicas vedadas a menores de 18 anos, de acordo com o Decreto 6.481/2008, de 12 de junho de 2008. E deverão apresentar cópia do CPF e RG (Identidade) do responsável no momento da inscrição;

As inscrições são realizadas na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, periodicamente, de acordo com a disponibilização de novas turmas pelas Instituições de Ensino.

Os períodos de inscrições são divulgados no Blog do PRONATEC, no site da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social – SMFAS, no site da Prefeitura, e outros meios de comunicação.